GESTÃO DA PRODUÇÃO


Após Taylor e a Administração Científica, os ambientes organizacionais sofreram mudanças de grande vulto. Com isso, a medida que as organizações se desenvolveram e os mercados tornaram-se cada vez mais competitivos, implantar e gerir o Planejamento e Controle da Produção (PCP) tornou-se uma tarefa indispensável para o sucesso de qualquer operação.

Nesse contexto, o PCP é constituído de etapas que devem ser cumpridas pelo gestor e por sua equipe de trabalho. Dentre elas:

I - definir horizonte de planejamento;

II - determinar lotes de produção e compra;

III - definir prazo para início e término da produção quantificada e

IV - verificar o nível de estoque atual e os lotes de produção, de modo a assegurar que o estoque final seja sempre zero.

Dos itens apresentados, são corretos:


I, II, III, IV.


apenas I, II.


apenas I, II, III.


apenas I, IV.


apenas I, II, IV.

Olá Aluno! Já ouviu falar no ENADE?  Pois bem, o Exame Nacional  de Desempenho dos Estudantes  avalia o rendimento dos alunos nos cursos de graduação. Esse desempenho faz parte de seu aprendizado é preponderante para o seu sucesso. Empenhe-se na resposta desta questão, pois ela  está baseada no ENADE de 2006 e tem muito a ver com seu componente. Vamos lá????

A definição do arranjo físico de uma operação produtiva deve levar em conta o posicionamento físico dos recursos em um sistema de produção, estabelecendo a localização das máquinas, dos equipamentos e do pessoal da produção. Qual é o arranjo físico típico usado em estaleiros na construção de grandes navios?

 


Posicional, porque os recursos transformadores não são fixos, sendo considerado o tipo de layout mais básico e geralmente utilizado quando o produto tem dimensões muito grandes e não pode ser facilmente deslocado


Por produto, porque os recursos a serem transformados ficam estacionários enquanto os recursos transformadores são movimentados a cada etapa do projeto.


Celular, porque a produção se desenvolve fixando os meios de produção e o produto dentro dos limites geográficos da unidade de produção.


Por produto, porque o resultado do processo produtivo é unitário e único, decorrente de projeto específico, típico de uma produção customizada.


Celular, porque os trabalhos são realizados em uma continuidade de células de produção localizadas de forma sequencial na ordem lógica das etapas de trabalho.

Olá Aluno! Já ouviu falar no ENADE?  Pois bem, o Exame Nacional  de Desempenho dos Estudantes  avalia o rendimento dos alunos nos cursos de graduação. Esse desempenho faz parte de seu aprendizado é preponderante para o seu sucesso. Empenhe-se na resposta desta questão, pois ela  está baseada no ENADE de 2008 e tem muito a ver com seu componente. Vamos lá????

 

Características intrínsecas a cada produto como, por exemplo, peso, volume, forma, valor, perecibilidade, inflamabilidade e substituibilidade influenciam o sistema logístico. Como peso e volume podem ser relacionados em um sistema logístico? Assinale a alternativa que melhor define esta proposição.

 

 


Produtos densos tendem a ter baixos custos logísticos, comparados aos preços de venda.


Os custos de transporte e de distribuição não são sensíveis à densidade do produto.


O fato de um produto ser denso não influencia de forma significativa a determinação do modal de transporte.


O peso do produto é um componente de custo logístico mais importante do que o volume do produto.


Produtos pouco densos possuem características que exigem modal específico de transporte.

A manutenção de equipamentos é uma função estrategica vital nas indústrias. os equipamentos e instalações industriais devem estar disponíveis para a produção, garantindo a qualidade do produto, a segurança dos trabalhadores e a do patrimônio, observando-se os custos planejados. A respeito desse tema, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correspondente.

I. A manutenção corretiva gera custos elevados, pois está associada a perdas de produção.

II. A manutenção preventiva visa aumentar a probabilidade de falha ou queda de desempenho do equipamento.

III. A manutenção detectiva procura detectar falhas ocultas. 

IV.A manutenção preditiva tem como vantagem dispensar a ,manutenção autônoma.

É correto apenas o que se afirma em:


I,III e IV


I e II


III e IV


I e III


II e III

Uma das características da manutenção centrada na confiabilidade é fornecer um método estruturado para selecionar as atividades de manutenção, para qualquer processo produtivo. 

Com base nas informações apresentadas, a função da manutenção cengtrada na confiabilidade é:


criar atributos operacionais nos processos produtivos. 


agregaraos processos produtivos uma metodologia de soluções de problemas operacionais. 


identificar os modos de falha que podem provocr a perda das funções operacionais. 


ativar interesses para a mudança na manutenção corretiva.


centralizar as funções operacionais nos processos produtivos. 

Para o reconhecimento completo do Sistema de Gestão da Qualidade, é necessária a periodicidade de auditorias à empresa, visto que, somente depois delas, será possível obter certificados de qualidade. Essas auditorias podem ser internas ou externas. A partir das infromações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:

I. A auditoria interna é realizada pela própria empresa.

II. A auditoria externa é realizada por órgão independente.

III. As auditorias internas são válidas para procedimentos de certificação.

IV. As certificações obtidas com o processo de auditoria são válidas por tempo indeterminado.

É correto apens o que se afirma em:


I e II.


III e IV.


II,III e IV. 


I,II e III.


I e IV.

Olá Aluno! Já ouviu falar no ENADE?  Pois bem, o Exame Nacional  de Desempenho dos Estudantes  avalia o rendimento dos alunos nos cursos de graduação. Esse desempenho faz parte de seu aprendizado é preponderante para o seu sucesso. Empenhe-se na resposta desta questão, pois ela  está baseada no ENADE de 2006 e tem muito a ver com seu componente. Vamos lá????

 

Uma das funções da administração da produção é projetar o sistema produtivo mais adequado aos objetivos estratégicos da empresa, selecionando os tipos de processo e de sistemas a serem utilizados na organização. Esse projeto é influenciado pela relação entre o volume e a variedade dos produtos a serem comercializados. Que processo e que sistema de produção devem ser utilizados quando há alto volume e baixa variedade de produto?

 


Lotes  - Produção enxuta


Processo Contínuo - Sistema produção em massa


Jobbing  - Produtos padronizados


Projeto  - Produtos personalizados


Por Batelada - Manufatura flexível

O planejamneto do arranjo físico (layout) de uma planta de produção requer tomada de decisões sobre a forma como os centros de trabalho estarão dispostos nessa planta. Tal planejamento objetiva o fluxo de pessoas ou de materiais por meio do sistema para que se torne mais adequado. os tipos tradicionais de arranjo físico são: por produto, por processo e de posição fica. A partir das informações apresentadas no texto, assinale a opção correta em relação ao arranjo físico de uma planta produtiva.


O arranjo físico de posição fixa corresponde ao sistema de produção por lotes ou encomendas. 


No sistema de produção por projeto, o produto único e a capacidade de produção é limitada, porque se baseia no lete unitário. 


No arranjo físico por produto, os centros de trabalho são agrupados de acordo com a função que desempenham. 


A fabricação de navios consiste em exemplo de sistema de produção por bateladas.


A montagem de veículos é um exemplo de sistema de produção em que se utiliza o arranjo físico por processo. 

O projeto de produtos e serviços e o projeto dos processos que os produzem devem ser interrelacionados. os tipos de processos dependem do volume-variedade, tanto para os processos de manufatura quanto os de serviços. A dimensão volume corresponde à quantidade de saída do processo de transformação enquanto a dimensão variedade corresponde à flexibilidade de saída do processo de transformação Os tipos de processos determinam o projeto e a abordagem geral para gerenciar suas atividades. 

A partir do texto acima, avalie as afirmações a seguir.

I. O processo de jobbing é adequado  para produção de bens em baixo volume e alta variedade.

II. O processo de produção em massa é adequado para  produção de bens em alto volume e alta variedade.

III. O processo em lote é adequado para a produção de bens em baixo volume e baixa variedade.

É correto o que se afirma em: 


I,apenas.


II e III,apenas.


I e II, apenas. 


III,apenas.


I,II e III. 

Atualmente são três os principais sistemas de planejamento e controle da produção: JUST IN TIME (JIT), MRP II, e OPT. Esses dois ultimos são sistemas integrados de infromação baseado em computadores.  Considerando esse contxto, avalie as afirmações a seguir.

I. O JIT utiliza o sistema pucado de produção, no qual os materiais são movidos somente quando a próxima estação de trabalho os solicita, reduzindo, assim, o nível de estoque de material em processo.

II. O MRP II é um sistema no qual os planos de longo prazo de produção são sucessivamente detalhados até se chegar ao nível do planejamento de componentes e máquinas específicas.

III. O sistema OPT é embasado na teoria das restrições, desenvolvida com foco nas restrições de capacidade ou gargalos da produção.

É correto o que se afirma em:


III,apenas.


II e III,apenas. 


I, apenas.


I,II e III. 


I e II, apenas.